top of page
85C469BD-CB34-4012-8BBD-F6BDF7757F88.png

Minha Abordagem: Psicologia Histórico Cultural

Abordagem, em Psicologia, refere-se à visão científica de homem e de mundo, do profissional de Psicologia. Em relação a mim, minha abordagem é denominada Psicologia Histórico Cultural, ou Sócio Histórica - como é também conhecida.


Essa Psicologia foi desenvolvida por Lev Semenovich Vigotski; sua proposta, de princípio, é compreender a consciência humana através das relações sociais, culturais e históricas, pois, a consciência (ou psique/mente, etc) se desenvolve na realidade concreta da pessoa. Dessa forma, as emoções e o corpo, bem como sua experiencia ou vivência, compõe a totalidade do individuo - não separando assim o individuo e o social (as relações sociais).

 

O que seria pois, a realidade concreta? Realidade concreta, é o processo histórico da pessoa, seu processo de vida. 

E as relação sociais? É a relação do individuo com sua sociedade, pelo qual, será reproduzidos comportamentos dessa sociedade. 

Portanto, nessa perspectiva, nosso psicológico é/está em nós e no mundo - dialeticamente - ou seja, em movimento e aprendizagem contínua.  O movimento e a aprendizagem são, juntamente com a atividade criadora, motrizes para o individuo conseguir se superar/emancipar de seu sofrimento/percalço psíquico, ou daquilo que o imobiliza.

 

O processo terapêutico na abordagem Histórico Cultural, recorre ao método construtivo - o psicólogo não apenas analisa um caso, mas, em cooperação com o próprio individuo, constrói o processo terapêutico conforme a realidade concreta e as possibilidades daquele que o procura (atividade criadora).  

bottom of page